Histórico

Para defesa dos interesses e direitos dos profissionais da categoria da Fiação e Tecelagem de Joinville, sob intensa movimentação sindical dos trabalhadores, tendo à frente do processo a liderança de GUILHERME CORRÊA, em 28 de agosto de 1939 foi fundada a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE FIAÇÃO E TECELAGEM DE JOINVILLE.

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM DE JOINVILLE foi fundado em 09 de setembro de 1948, oportunidade em que teve aprovados os seus Estatutos e reconhecido como entidade sindical, momento em que obteve sua CARTA SINDICAL.

Em 13 de julho de 1997 a entidade ampliou a sua abrangência passando a denominar-se SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO, MALHARIA, TINTURARIA, TECELAGEM E ASSEMELHADOS DE JOINVILLE.

O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Relações do Trabalho, em 28 de abril de 1999, através do processo nº 46000.006497/97, concedeu por despacho publicado no Diário Oficial da União o REGISTRO SINDICAL da entidade.

A comunicação da entidade é levada a efeito pelo jornal “Fio de Linha”, periódico do sindicato, que veicula as informações relativas aos acordos, reajustes e conquistas diversas da categoria. Além disso, a comunicação é suplementada por panfletos e cartazes, em porta de fábrica como forma de mobilizar os trabalhadores, assegurando sempre uma presença maciça nas Assembléias Gerais da entidade.

Por outro lado, também sempre foram envidados todos os esforços para suprir as deficiências do Poder Público, o que é viabilizado através da assistência aos associados nas áreas médica, odontológica, jurídica, educacional, dentre outras, seja através do quadro funcional próprio ou através de convênios mantidos pela entidade.